2010 | Grandes Pequeninos

Todos nós, em algum momento da vida. já presenciamos a singela cena quando alguém tem o prazer de segurar um recém-nascido em seus braços. Abrem-se os sorrisos e o mundo ilumina-se nos olhos daquele pequenino ser. O bebê torna-se a síntese da mais pura alegria. Observando tal cena com mais cuidado, percebemos que algumas atitudes são curiosamente automáticas. Balançamos o nosso tronco num ritmo regular em uma tentativa natural de agraciar e acalmar o nenê; e, geralmente, ao menor sinal de choro, emitimos sons musicais para aplacar o desconforto do pequeno. Música e ritmo do instinto! Buscamos na memória músicas que foram usadas para nos confortar em tais situações, ou para os mais criativos (ou desmemoriados), até mesmo inventamos cancões que combinem com a ocasião do momento. É o mais belo espetáculo musical que existe! Não é necessário ser cantor profissional, nem mesmo um experiente entendedor de canções infantis. O instinto trata de transformar sons e palavras em música para os ouvidos do bebê; e invariavelmente ele(a) se acalma com esse carinho.

O projeto “Grandes Pequeninos” aborda justamente esse universo mágico dos primeiros momentos do bebê e de sua convivência com pais e agregados. Através da música e da imaginação, a comunicação inicial do ser humano torna-se amor, arte e poesia.. Passando exatamente por esse processo, a atriz Tania Khalill e o compositor Jair Oliveira (pais de primeira viagem de Isabela) comandam a festa de “Grandes Pequeninos”. Durante suas funções paternais, Jair escreveu 12 músicas que abordam os inúmeros momentos de prazer dessa relação gloriosa; e cada momento propiciou uma canção carinhosa como trilha sonora para o dia do bebê. Tem a música do banho, da amamentação, da hora de brincar, de ficar com os avós, de dormir, de passear, entre outras. Muitas delas inventadas espontaneamente na tentativa de confortar Isabela.

“Grandes Pequeninos”, inicialmente, busca registrar essas canções em um disco, que conta com a participação de muitos músicos e artistas que também estão vivenciando (ou recentemente vivenciaram) essas situações, interpretando esses momentos com a beleza e o afeto de quem se relaciona intimamente com esses sentimentos. Nomes como Wilson Simoninha, Seu Jorge, Pedro Mariano. Max de Castro, Jair Rodrigues, Vanessa Jackson, João Suplicy e Maria Paula, André Moraes e Luciana Mello também estão presentes nessa festa musical sobre o mundo dos bebês.

O Projeto Grandes Pequeninos foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil. A premiação aconteceu em 5 de novembro de 2009 em Las Vegas.

https://open.spotify.com/embed/album/5h6YFMTnjZj8LbyrspWdOT