2012 | Sambazz (Livro + CD)

Sambazz (Livro+CD): Um Registro Literário do Novo Álbum de Jair Oliveira

O nome mistura dois gêneros – o samba e o jazz – e é o título de dois produtos: um disco e um livro

O livro Sambazz, do cantor, compositor e arranjador Jair Oliveira, desvenda as etapas de criação do cd homônimo. O livro, que trará o álbum encartado, possui fotos, partituras e registra todo o processo de produção do álbum, da composição à mixagem, permitindo que o leitor/ouvinte penetre no universo da música e na carpintaria da produção de um disco. O disco reúne 17 canções que mesclam diferentes vertentes do samba ao jazz e suas variáveis, com pitadas de soul e funk setentista.

As informações são tanto técnicas – como a diferença entre mixagem e masterização, o que se faz na préprodução – quanto de ordem criativa – o porquê da escolha de determinada canção, ou qual foi a sua inspiração.

Por que um cd tem, em média, 14 faixas? Como são nivelados os diferentes volumes, graves e agudos das músicas de um disco? Essas e outras questões são respondidas pelo autor/produtor musical que já trabalhou com nomes talentosos e de diferentes vertentes musicais como Tom Zé, Wilson Simoninha, Zélia Duncan, Paula Lima, Chico Buarque e Ed Motta.

https://open.spotify.com/embed/album/1pHQO4aCtLaIhiYucO18fN