2015 | Cluster Sisters

Para aqueles que apreciam o bom e velho swing jazz dos anos 30 e 40, a banda londrinense Cluster Sisters relembra clássicos como Boogie Woogie, Route 66 e In The Mood, além de adaptar arranjos contemporâneos ao mesmo estilo.

Na linha de frente, Gabriela Catai, Maitê Motta e Giovanna Correia dominam os arranjos vocais, que ecoam os de grupos similares dos Anos de Ouro do Jazz, como The Boswell Sisters, The Ross Sisters e The Girls From Mars, trazendo de volta uma sonoridade que tornou-se célebre no período da II Guerra Mundial e do pós-guerra. Juntas encararam como desafio unir três vozes tão diferentes e fazê-las soar como uma só voz, aos moldes das décadas de 30 e 40. Sua interpretação inclui a utilização de figurinos que adaptam os daquela época e uma atitude de palco que vem encantando as plateias por onde passam. Essa performance é apoiada por um quinteto de bateria, baixo, guitarra, piano e saxofone formado por músicos de técnica e estilos esmerados.

Desde a estreia do grupo em 2008, as Cluster Sisters vem se apresentando em diversas casas de shows do Brasil e, ainda, mais recentemente o grupo se destacou no programa televisivo da Rede Globo, Superstar, no qual foi apadrinhado pelo cantor Fábio Jr.

O CD do trio foi produzido pela S de Samba (com apoio do ProAC ICMS e patrocínio das empresasMedley e Nextel) e lançado com o apoio da Som Livre. Para esse resgate em grande estilo da magia da Era de Ouro do Swing, o trio conta com a participação de instrumentistas do mais alto nível técnico e artístico. O repertório traz clássicos do Jazz e também releituras de obras mais recentes, porém com arranjos característicos da época. A faixas demonstram a versatilidade das cantoras em adaptar ritmos como country, MPB e até mesmo reggae para o estilo proposto.

Ouça as músicas que representam sua criatividade e talento: