2015 | S de Samba Sessions

 O S de Samba Sessions é uma parceria entre a produtora de áudio S de Samba e a Dogs Can Fly, produtora audiovisual. Segundo Jair Oliveira, idealizador do projeto o conceito básico do S de Samba Sessions consiste em um artista cantando músicas que ele gosta ou que influenciaram sua carreira, como se estivesse em sua sala de estar mostrando a um amigo. Já de início foram gravados episódios com artistas de peso como Zeca Baleiro, Claudio Zoli, Toquinho, Walmir Borges, Negra Li e, os artistas da casa, Luciana Mello, Jair Oliveira, Jair Rodrigues e Simoninha.

“Nós pedimos ao artista que cante músicas que sempre ouviu e cantou no chuveiro, mas nunca teve a oportunidade de gravar ou explorar profissionalmente; as exibições são feitas de maneira acústica, quando o artista está mais despido, apenas voz e violão ou piano, e o mostramos como se estivesse em sua casa, em sua intimidade”, explica Jair Oliveira.

Entre as interpretações, os apresentadores Jair Oliveira e Wilson Simoninha entrevistam os convidados, que falam sobre a trajetória artística, influências musicais e culturais e a razão da escolha das canções para o S de Samba Sessions.

Já o diretor artístico da Dogs Can Fly, Victor Abreu, encarregou-se de moldar o conceito visual em torno desta ideia e o resultado é um ambiente bem aconchegante, para o público sentir como se também estivesse na sala com o músico. O cenário do programa remete às placas de campanhas publicitárias e cartazes de shows das décadas de 1950 e 1960, mas com um toque de modernidade. Luz baixa, clima intimista, alguns instrumentos e um grande painel ao fundo com trechos de músicas completam o cenário do programa. “A ideia era valorizar o músico, deixá-lo à vontade no centro do cenário para fazer suas versões despretensiosamente em um ambiente aconchegante e marcante”, comenta o diretor Victor Abreu.

O S de Samba Sessions foi idealizado como conteúdo de entretenimento para a internet e em julho de 2014 fechou mais uma parceria importantíssima: a VEVO, plataforma líder mundial de vídeos musicais e de entretenimento, estreou em julho o programa S de Samba Sessions no Brasil e criou um canal oficial para o programa.  A VEVO chegou ao Brasil em 2012 e procura lançar novidades para o seu público, produzindo conteúdos próprios ou buscando parcerias, a exemplo do canal S de Samba Sessions. “Queremos sempre levar aos fãs o melhor da música. E o projeto tem a qualidade e a plasticidade que a VEVO busca para presentear o seu público”, ressalta Fátima Pissarra, diretora geral de operações da plataforma de vídeos.

“É importante dizer que o programa não é apenas voltado para a MPB ou o Soul, pensamos em expandir para outras vertentes musicais como rock e música clássica, bem como estimular a produção dos ritmos genuinamente brasileiros. Não queremos limitar artistas ou gêneros”, finaliza Jair Oliveira.